sexta-feira, 27 de março de 2009

38 Anos de Vida Plena!


"Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei" (Não consegui localizar o versículo, mas diz mais ou menos isto).

Hoje estamos celebrando 38 anos de casamento, ultra bem vividos. Vida plena! E vida plena inclui muita alegria, vitórias, realizações, conquistas, bênçãos, saúde, mas não nega os momentos de dificuldade, luta, desânimo, sustos - com a segurança de ter passado e estar passando por todos esses momentos "a dois", ou melhor, a três. No mínimo nós dois e Deus! Mas quase sempre rodeados de queridos.

Hoje é celebração, não estamos comemorando fora, nem em grupo, mas estamos felizes, a casa tem flores, pedimos pizza, coca-cola (rsrsrs) e está sendo muito bom.

Sou grata por mais esta oportunidade!!!

Queridão, obrigada por tudo!

Talita Araujo Martins Ribeiro!

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Terceiro Fruto do Espírito: A PAZ


"O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz."
Números 6. 26


A paz é um fruto libertador, que não segura o outro, não é possessivo, que deixa ir. "Vai-te em paz". "Uma amizade que deixa o outro seguir, invoca a paz, abençoa". (Ricardo Barbosa)


A paz não é pra ser pedida a Deus só pra nós mesmos. É pra ser desejada do fundo do coração ao nosso próximo, aquele que passa por nós neste momento.


Que Deus te abençoe, e te dê a PAZ!


Talita

domingo, 22 de março de 2009

Desafio da Carminha: escrever sobre a foto


Por que será que temos tanto medo de nos entregar por inteiro? Por que colocamos sempre barreiras que impedem um encontro verdadeiro? Será que não queremos conhecer o gosto do beijo do outro ou será que não queremos que ele conheça o nosso?


Ah, mas desta vez está tão fácil, ele não está na rua e eu presa em casa. Ele está apenas no terraço. É só abrir o trinco.


Vou tentar!


Talita

quinta-feira, 19 de março de 2009

A Vontade do Pai


"Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento...
... porque todos somos cooperadores de Deus."
I Coríntios 3. 6, 9
Por trás do pão está a alva farinha,
E por trás da farinha o moinho;
E por trás do moinho estão o trigo e a chuva,
O sol e a vontade do Pai.
(Autor desconhecido por mim)
Estamos começando a preparar um pão cuidadosamente, o pão da cura do Tonho. Por trás dele estão a Clínica de Combate ao Cancer, a Dra. Alba, as amorosas e delicadas enfermeiras, a quimioterapia, mas especialmente a vontade do Pai que quer sempre o melhor para os seus filhos. À vontade dEle se funde a nossa, cheia de disposição para seguir todas as orientações que nos são dadas. Ao final do ano este pão estará pronto para a celebração de uma Santa Ceia.
Você ceará com a gente!
Talita
P.S.- Escolhi as fotos das orquídeas, porque elas foram tiradas no dia 22 de março do ano passado - exatamente nesta época. Não temos podido ir a Campo Limpo Paulista.
Será que as orquídeas estão em flor?

terça-feira, 17 de março de 2009

A Gratidão Restaura




Há dois dias resolvi que meu "cântico novo", neste período, será a GRATIDÃO. Há 12 anos trabalho este tema para o Culto de Ação de Graças e ele sempre me foi muito querido.

Trago à memória algumas palavras-chave dessa celebração que deve ser perpetuada por todo o ano:


CELEBRAÇÃO - é um ato feito com solenidade, exaltação, louvor e alegria. A vida pode ser celebrada diáriamente.

ALEGRIA - é fundamental em tempo de festa, mas pode ser exercitada no dia-a-dia: alegria por acordar, por termos família, por encontrarmos amigos no blog, por podermos expressar nossos sentimentos abertamente...

BÊNÇÃO - É presente de Deus, não por merecimento nosso, mas porque Ele é um Pai amoroso.

RECONHECIMENTO - Reconhecer bênçãos precipita novas bênçãos. É lei da vida e um processo que não tem fim.

GRATIDÃO - Deve vir antes, durante e depois da bênção. Antes, em atitude de fé pelo que há de vir. Durante, em alegria pelo presente. Depois, como exercício de memória.

RECORDAR - Recordar bênçãos passadas é trazer à memória fatos que nos trarão energia para um tempo difícil.

RECIPROCIDADE - Exige ação das duas partes. Interagimos com Deus em generosidade recíproca.


Apesar de o conteúdo desta postagem ser uma convicção, pra mim, não deixa de ser objeto de exercício diário. Preciso sempre estar recordando, reafirmando, especialmente agora em que, em meio ao deserto, busco os oásis com água da vida.


Talita

quinta-feira, 12 de março de 2009

O Cântico Novo


"Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?"

Salmo 137. 4

A gente gosta da segurança das coisas conhecidas. Ir "para o lugar que Deus vai mostrar" é gostoso quando a "promessa" é de coisa boa. Do contrário...

Mas a vida traz, muitas vezes, situações em que parecemos estar em terra estranha, e a princípio a gente se debate, sem querer aceitá-las. Em sinal de rejeição, agimos como se não quiséssemos mais "participar da brincadeira".

Este é o momento da nossa família. No início é sempre difícil, um período de adaptação dolorosa. Mas eu sei que é aí, na "terra estranha", que cantar o "canto do Senhor" é mais restaurador. É o cântico novo!


Talita

domingo, 8 de março de 2009

Jardim de Oração



"Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro;


dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome, Antonio, Fernandinha, Pádua e Tatá!"


Is. 45. 2-3, personalizado


Este é o nosso "Jardim de Oração", em Campo Limpo Paulista. Aí nós sentamos, às vezes solitários, às vezes em dupla, não raramente com amigos, para apreciar a natureza, para nos aproximarmos de Deus e fazer algumas reflexões.


No presente, não temos podido ir lá. Mas eu trouxe o banco para as minhas orações e nele estão sentados vocês, Tonho, Pádua e Tatá, irmanados nesta luta sem igual nas nossas vidas. No colo de um de vocês sempre coloco a Fernandinha (8 meses), que fez transplante de fígado na semana passada. Acho que nunca mais a verei, porque não sei nada a respeito dela, a não ser o breve contato que tive com seu pai jovem e otimista, na tesouraria do hospital.


A cada manhã, nesse banco, se renovam minhas forças, minha esperança, porque é lá que faço contato com o nosso Deus, o nosso Pai que segura a nossa barra e chama cada um de vocês pelo nome, pela sua dificuldade, e conhece cada uma delas aos detalhes. Este Pai "que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada"!
Um lindo domingo para todos, cheio da graça e do amor de Deus!
Talita

sábado, 7 de março de 2009

O quê você faz, o quê você diz...


"Se subo aos céus, lá estás;

se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também."

Salmo 139. 8


Quando eu era pequena cantávamos este corinho na Escola Dominical:


"O que você faz, o que você diz, Deus tudo escuta e tudo vê, sim vê..." Morríamos de medo!


Hoje eu sei que Deus não é um agente fiscalizador que fica vigiando as nossas vidas e apontando tudo de errado que nós fazemos. Ele é LUZ e, por isso, naturalmente os nossos erros se evidenciam à sua Presença.


Seu olhar, no entanto, é amoroso, dizendo sempre e apenas:
"Vem pra LUZ!"


Talita

domingo, 1 de março de 2009

Segundo fruto: A ALEGRIA


"Tu me farás conhecer os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria..."

Salmo 16. 11


A alegria que sentimos na presença de Deus é completamente diferente da euforia que sentimos numa festa, num grupo de amigos ou numa brincadeira. A euforia acaba assim que termina o estímulo.


Ao contrário, a alegria de Deus é interior e pode existir mesmo em meio a problemas e dificuldades.
Talita